SEO & Black Friday: Como devem as marcas preparar-se para esta data?

Optimização para motores de pesquisa em 2015
19/10/2015
ICT2015: Lisboa recebe os melhores projetos de TIC. E alguns falam português!
22/10/2015
Ver tudo

SEO & Black Friday: Como devem as marcas preparar-se para esta data?

A tão famigerada “sexta-feira negra” tornou-se uma das datas mais importantes para as marcas a nível mundial. Quem decide participar nesta chuva de saldos deve preparar-se com pelo menos seis meses de antecedência. O site deve contemplar um trabalho de optimização de forma a garantir a melhoria constante na performance e no posicionamento nos motores de busca, gerando não só mais vendas, mas também o fortalecimento da marca de forma permanente.

Quem pretende estar bem posicionado na época das festas de final de ano e, principalmente, em meio às campanhas de desconto, tais como a Black Friday, é preciso começar a aplicar as estratégias o quanto antes, como os termos mais pesquisados pelos visitantes na época da Black Friday, a produção de conteúdo optimizado, links relevantes que permitem a partilha da página nos social media.

As lojas virtuais investem cada vez mais em marketing digital, portanto, como conseguir um lugar ao sol no meio de tantos concorrentes? Neste cenário, o investimento em Search Engine Optimization (SEO), ou otimização de sites, apresenta-se como uma boa tática para encurtar o caminho até o sucesso.

A estratégia traz vantagens em relação aos anúncios pagos. Enquanto que a visibilidade dos links patrocinados surge somente durante o período pago, o trabalho de SEO garante resultados duradouros e até permanentes, caso exista um acompanhamento. Além disso, o investimento é uma das maneiras mais eficientes de se obter visibilidade na Internet por meio de um bom indíce em motores de busca como o Google e o Bing.
Quem deseja utilizar essa ferramenta deve seguir algumas etapas básicas para optimizar um site para a Black Friday:

  • Criação da URL específica para a data (endereço da página)
  • Criação da Landing Page, ou página de entrada, através da qual o utilizador acede ao site
  • Pesquisa de palavras-chave, que permitirão compreender como o consumidor procura o que deseja
  • Criação de conteúdo de acordo com o nicho do cliente
  • Link building, que consiste num conjunto de estratégias que visam obter links para aumentar a popularidade da página na web
  • Por fim, o upload do design da página contendo os produtos que se deseja anunciar

Os comentários estão fechados.